AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES
As perspectivas para a retomada e o desenvolvimento do setor após os reflexos sem precedentes da pandemia e da proposta de reforma tributária
Poucos setores da economia foram impactados pela pandemia da Covid-19 de maneira tão ampla quanto o imobiliário. Os reflexos sem precedentes foram intensos ao longo de 2020 e também no primeiro semestre de 2021, abrangendo temas que envolvem desde a necessidade de revisão de contratos de locação ao aumento vertiginoso da vacância de escritórios e espaços comerciais e a volatilidade de preços de cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs). Por isso, resolver essas questões, de forma a garantir a resiliência da indústria imobiliária, é um desafio que ainda se apresenta neste ano.
Além disso, a volatilidade aumentou quando o setor foi surpreendido com a proposta de reforma do Imposto de Renda apresentada pelo ministro Paulo Guedes ao Congresso Nacional. O texto embutia o fim da isenção sobre rendimentos pagos a pessoas físicas detentoras de cotas de FIIs negociadas em bolsa a partir de 2022. Posteriormente, o relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), anunciou acordo com o governo para que a isenção seja mantida.
Para discutir esses tópicos em geral – e especificidades como fatores de correção de aluguéis, relações entre shoppings e locatários e comportamento do setor na bolsa com as medidas da Reforma Tributária – a nova edição do Blue Chip Talks vai ouvir especialistas das mais variadas áreas. Investidores, empresários, advogados, gestores de fundos e cotistas debatem as dificuldades, os caminhos para superação dessa crise inédita e as perspectivas para o mercado.
Não utilizamos suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
A SEGUIR, ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEMAS EM DISCUSSÃO:
IGP-M x IPCA como fator de correção dos aluguéis
Pertinência e possíveis impactos do PL que institui o IPCA como limite para os reajustes no mercado.
Segurança jurídica da variação de índices de correção para FIIs e instrumentos financeiros como CRIs.
A volatilidade com a proposta de fim da isenção a investidor pessoa física de cotas de FIIs negociadas em bolsa
O impacto da Reforma Tributária na indústria de fundos e no setor da construção.
Efeitos da crise e das mudanças na tributação sobre a atração ou a saída de investidores, principalmente pessoas físicas.
Panorama do setor e os efeitos da crise pandêmica
Os reflexos da vacância e das negociações de reajustes.
Como os gestores estão lidando com retornos e necessidade de garantir remuneração mensal aos cotistas.
Negociações de ajustes X vacância
De que maneira as restrições da pandemia afetaram as relações entre shoppings e locatários.
Como as negociações para reajustes (ou evitar vacância) influenciaram e ainda podem influenciar as ações de shoppings na bolsa.
Mapeamento das perspectivas para o período de retomada da economia
Como ficam os segmentos de galpões logísticos, loteamentos no interior, retrofit e projetos de espaços para trabalho no modelo híbrido.
Expectativas de retornos no médio e longo prazos para investidores de imóveis e de fundos e de empresas listados em bolsa.
Frederico Pompeu
BTG Pactual BoostLab
Rodrigo Baer
Sócio Redpoint eventures
Maria Eugênia Buosi
Professora da Saint Paul Escola de Negócios
Roberto Lee
Fundador e CEO da Avenue
Ana Siqueira
Cofundadora da Artha Educação
Marcus Gonçalves
CEO da Franklin Templeton Investimentos